terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estudando MODA

Como todas que já me acompanham no blog desde o começo sabem, fiz e sou formada na faculdade de Negócios de Moda. É óbvio que antes de começar a faculdade eu apenas adorava moda, as tendencinhas, e comprar... Ahhh... Como eu amava comprar qualquer peça bonita que visse nas lojas caras...
Mas quando comecei a estudar Moda (além da faculdade fiz um curso de Jornalismo de Moda, e no momento to fazendo um de Personal Stylist),  aprendi que esse consumismo enlouquecido não servia pra nada, eu não ia me vestir melhor, ou pior pela quantidade de roupa que tinha no armário, ou pela marca delas, ou pelo preço delas... Eu aprendi, a saber, comprar... Aprendi também, a grande diferença em gostar de Moda, e de estudar Moda.
Estudando Moda, você não aprende a “O que vestir hoje?”  ou  "Que cor ta na moda esse mês, que tecido está usando?” . Você aprende os Porquês de montar um look assim ou assado, não looks pra vc, e sim,  looks para os outros, para um determinado tipo físico, cor de pele, de cabelo... O porquê e como uma cor entra na moda, Como é feito esse tecido, do que é feito... E isso muitas vezes não é nada legal e divertido como abrir o guarda roupa, pegar peças e se vestir... Você vai ter que abrir livros, páginas da internet, estudar, ler... Ou seja, não adianta gostar de moda, tem que gostar de estudar a moda.
Se você pretende seguir essa carreira, saiba que você nunca vai ser uma grande estilista, ou stylist, ou qualquer outra coisa de moda, se você não estudar como em qualquer outra profissão.
Enfim, pra quem então gosta de Estudar Moda, ou pretende... Resolvi fazer posts, com livros, sites, dicas de cursos... Já fiz um post sobre minha faculdade, sobre o curso que estou fazendo... e hoje vou falar do meu primeiro livro de Moda.

"Fashion design – Manual do estilista"
de Sue Jenkyn Jones, Editora Cosac Naify


Eu achei bem importante pro meu começo, por que além dele ter toda a matéria de tecidos, cores, corpos e etc...ele ainda fala sobre as carreiras de moda, sobre cursos nacionais e internacionais, sobre um Tcc... Te ajuda muito na faculdade e depois dela...

Na época, paguei por volta de 99 reais, e ainda deve variar por isso mesmo. Ele é bem ilustrado, letras grandes, nada cansativo e chato...
E tbm nao é um livro que voce vai pegar e tirar a tarde pra ler, vc vai usando ele conforme precisa, o nome já diz, é um Manual...


 
No próximo vou falar um pouco sobre meu curso de Jornalismo de Moda.
Beijos Meninas!

3 comentários:

  1. Nossa, a gente uso MUITO esse livro nas aulas hein? Surreal!

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha nas aulas nao mesmo, mas pra fazer os Projetos usei pra caralho, serio! Ve ai uma parte dele que fala de TCC...

    ResponderExcluir
  3. adoreeeeeeii esse post anaaaa!!=)
    beijos beijos...

    ResponderExcluir